Títulos podem ser entregues no térreo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília; projeto da prefeitura retoma as atividades no início do ano letivo de 2025, em fevereiro
A “Biblioteca Sobre Rodas”, da Prefeitura de Volta Redonda, aproveita as férias escolares para renovar o acervo. Durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que idealizou e administra o projeto, está recolhendo doações de títulos no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Praça Rotary, Vila Santa Cecília.
De acordo com o secretário de Cultura, Anderson de Souza, os livros doados são recebidos por um funcionário da secretaria e encaminhados para a bibliotecária, que cataloga os títulos e faz a triagem para definir o que vai para a estante da Biblioteca Raul de Leoni e o que vai compor o acervo da “Biblioteca Sobre Rodas”, projeto itinerante que doa ou troca livros.
“Com o início do ano letivo de 2025, a ‘Biblioteca Sobre Rodas’ retoma as atividades. Parte do roteiro de visitas do projeto é definido junto com as escolas e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros”, explicou Anderson.
A “Biblioteca Sobre Rodas” foi lançada em abril de 2024 com o objetivo de incentivar a leitura por meio da doação e troca de livros. No ano passado, quase dez mil pessoas foram impactadas pela iniciativa, que também promove atividades culturais como contação de histórias e teatro.
Desde o lançamento, o projeto esteve em cerca de 50 locais entre escolas municipais, unidades de Cras, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), praças, eventos e ainda no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O acervo conta com títulos voltados para crianças, jovens e adultos, com destaque para autores nacionais.
“A ‘Biblioteca Sobre Rodas’ é um projeto de democratização da leitura, fundamental na formação de novos leitores. Priorizamos os bairros que não contam com uma biblioteca pública para entregar gratuitamente livros a pessoas de todas as idades. Além disso, o sistema de troca nos dá acesso a obras que estavam empoeirando nas prateleiras e vão passar às mãos de novos leitores”, disse o secretário de Cultura de Volta Redonda.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.